No blog Antigos Verde Amarelo, está divulgada a foto enviada por Rafael Kazubek Júnior, de um luxuoso carro modelo Renault da primeira década de 1900/1909;
Propriedade do senhor Júlio Gineste, o veículo percorreu, elegante, as ruas de Curitiba/PR, exibindo seus detalhes em cobre. e sobre a carroceria, uma decoração em treliça.
Mais interessante, para mim, foi a coincidência: a foto do carro, ao lado de uma bicicleta.
Pensei: esta postagem veicula neste ano de 2014, quando Curitiba empunha a luta pelas ciclovias, e pela utilização das bicicletas como meio de transporte urbano.
Não é curioso?
AUGUSTO STRESSER
ÓPERA SIDÉRIA
A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.
Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.
A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.
terça-feira, 4 de março de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário