AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

segunda-feira, 24 de março de 2014

DIRETO DAS COXIAS: FERNANDO KLUG

A direção cênica da ÓPERA SIDÉRIA, na produção/2014, está a cargo do competente FERNANDO KLUG.


Fernando Klug - diretor de cena da ÓPERA SIDÉRIA, montagem 2014



Fernando Klug acrescentou à ópera, parte de sua extensa bagagem profissional. Ator, autor, locutor, diretor e professor de atores e não atores, veio de Joinville/SC e chegou a Curitiba em 1980, a tempo de participar do intenso movimento de teatro amador da época. 

Enquanto estudava Comunicação Social na UFPR e atuava, formou-se como ator na primeira turma do Colégio Estadual do Paraná. Formou-se, depois, em Direção Teatral na Faculdade de Artes do Paraná. Enquanto isso, fez vários cursos em todos os setores da produção cênica,  principalmente os relativos à atuação e à dramaturgia. Trabalhou em diversas montagens teatrais, entre as quais as do Teatro de Comédia do Paraná A Vida de Galileu Galilei, com direção de Celso Nunes e Paulo Aut4ran no papel central, e As Bruxas de Salém, com direção de Marcelo Marchioro. Em 1988 criou o Núcleo de Teatro da Universidade Federal do Paraná. Em seguida, percebendo a necessidade do público em conhecer teatro e interpretação sem, no entanto, querer realizar espetáculos, criou o curso "Teatro, o que é isso?", junto à Fundação Cultural de Curitiba. A partir daí, criou vários núcleos teatrais, entre os quais os do colégio III Milênio (durou 12 anos) e do Colégio Dom Bosco (6 anos), e alguns cursos livres que ainda mantém. Seu preparatório para a FAP-PR aprova, em média, 85% de seus alunos, com vários 1os lugares. Ainda mais alto o índice de aprovação nos testes do SATED e SINATED, atingindo 90%. Detalhes e conteúdo dos cursos são divulgados em Blog Cursos Fernando Klug.


Foi por 3 vezes jurado do Troféu Gralha Azul (melhores profissionais do PR). Escreveu para o Jornal do Estado, Correio de Notícias e para o RIC+ (Rede Record). Consultor de expressão dos programas Cinema e Literatura de Adilson Fabris (RTVE). 


Projeto Medclown



Criou e atua no Projeto Medclown - Humanização Hospítalar da Univ.Positivo. O projeto é pioneiro no Paraná, pela dupla fiunção: levar alegria ao ambiente hospitalar e, através das técnicas de clown, sensibilizar os estudantes de Medicina a atuarem em hospitais focando a vida ( não a doença).  







Palestrante convidado pela Fundação Cultural de Curitiba para o evento " I Seminário Caminhos da Formação do Ator na Cidade d Curtitiba" (2011 - Teatro Paiol) pela trajetória pioneira no ensino do teatro (citada pelo jornal Gazeta do Povo) Parceiro do cineasta André Faria no Núcleo Cine (ensino/reflexão de cinema), ensina aos atores as diferentes linguagens do teatro e do audiovisual. 


 
Os atores do curta-metragem O FIO DE ARIADNE, Fernando Klug, Sonia Morena e Silvia Patzsch


A partir de 2013 começou a trabalhar com cantores, ensinando e aperfeiçoando sua relação com a letra e a música em termos de expressão e de comunicação cênica.  O trabalho que desenvolve na ÓPERA SIDÉRIA reflete esta experiência específica em trabalhar, concomitantemente, com duas áreas distintas: interpretação e música. Das alegres danças camponesas ao trágico desfecho, FERNANDO KLUG traz esta dimensão humana, interpretativa e expressiva, ao universo do canto lírico.


FERNANDO KLUG






Nenhum comentário:

Postar um comentário