AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

terça-feira, 25 de março de 2014

DIRETO DAS COXIAS: EDILANGE XAVIER ALVES

EDILANGE XAVIER ALVES volta aos palcos para o 1º Festival de Ópera do Paraná, no Coro de Câmera do Coral Sinfônico do Paraná, como camponesa da ÓPERA SIDÉRIA (22/nov/2015, Guairinha) e melindrosa na OPERETA MARUMBY (20/nov/2015, Guairinha), presença forte do naipe dos MezzoSoprano.




Conheça um pouco mais de EDILANGE XAVIER ALVES.





Edilange é natural de Colorado-Pr. Cantar sempre lhe foi natural, começou cantando na igreja quando só tinha seis anos de idade. A voz forte e aveludada chamou a atenção de todos. Passou a cantar em casamentos, foi convidada para o coral  da igreja, e até backing vocal.

Então, seguiu carreira. 





Cantou no naipe contralto no Coral de Curitiba, na regência de Haydée Gorosito, e Coral da Cidadania na regência Eli Siliprandi. Iniciou estudos de Canto Lírico com Jocimar Silva e Gissella Olsson, e ingressou no Coro Sinfônico do Teatro Guaíra, onde participou de várias produções, entre elas a Nona Sinfonia de Beethovem –regência Maestro Emanuel Martinez e Maestro Alessandro Sangiorgio, Réquim de Mozart, Carmina Burana, Òpera Carmem, Quebra nozes, Missa Choralis, Lá Traviata, La Bohème, Dom Giovanni, Concerto Cênico Dois – Regência, Maestro Jamil Malluf, INCANTO Tour no Brasil  com Andrea Bocelli, e ainda figurou no filme “O Coro”. 


 
INCANTO Tour no Brasil  com Andrea Bocelli



Neste período, continuou estudos na Escola de Belas Artes do Paraná (Superior em Canto Lírico) e Faculdade de Artes do Paraná (Superior de Licenciatura em Música). Atualmente, trabalha como professora de técnica vocal.

ÓPERA CARMEM - Teatro Guaíra

Sempre carinhosa, diz:
“Eu  fui e sou privilegiada de ter mestres maravilhosos como orientador vocal. Agradeço, em especial, à Silvia Suss, Denise Sartori, Rio Novello, e Neyde Thomas (in memorian)"



Sob orientação dos mestres de que guarda lembranças carregadas de carinho, participou da Temporada  de Opéra Ilustrada 2003/2009 sob Direção Artística Neyde Thomas e Rio Novello, Direção Musical de Joaquim Paulo Espirito Santo; das óperas Viúva Alegre, O Rapto do Serralho, Turandot, Tosca, Julio Cesar, L’Elizir D’Amore, A Flauta Mágica, Cavalleria Rusticana, e Suor Angélica.

Bastidores da montagem da ópera VIÚVA ALEGRE - Edilange, com Elaine Falco e Vera Kelm

Edilange também participou dos Concertos de Natal da Universidade Positivo (2009/2010/2011/2012), sob regência do Maestro Alexandre Brasolim e Maestro Norton Morozowicz, com Direção Artística Hélio Brandão.


Concerto de Natal - Universidade Positivo

Como Edilange se define?
My Soul, My Life, My Music


E neste ano, participou da temporada 2015 da OPERETA MARUMBY (Benedito Nicolau dos Santos), que apresenta seu último concerto na abertura do 1º Festival de Ópera do Paraná, dia 20 de novembro de 2015, Guairinha.














Tem alguma dúvida de que será um sucesso?












Nenhum comentário:

Postar um comentário