AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 5 de março de 2014

DIRETO DAS COXIAS! - JULCINARA AZARIAS RODRIGUES

Nesta montagem de 2014, o papel de THYLDE será representado por JULCINARA AZARIAS RODRIGUES, uma linda e talentosa cantora da nova geração de sopranos líricos curitibanas.



Julcinara A Rodrigues, no papel de THYLDE na montagem da ÓPERA SIDÉRIA em 2014.

Impressionante é que Julcinara, tão jovem, já tem um currículo extenso! 


Natural de Ponta Grossa, começou carreira como cantora popular nos anos de 1988 á 1999, onde recebeu premiações no JEM (Jogos Estudantis Municipais) e em Festivais de Música da região, na categoria Canto.

No Canto Lírico, estudou primeiro no Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino Martins Alves em 2001 sob orientação do Prof. José Brazil. Depois, em 2006, mudou-se para Curitiba, onde cursou bacharelado em Canto pela UNESPAR/EMBAP, seguido da pós graduação em Pedagogia Instrumental e Performance em Canto. No mesmo período, também participou dos masterclasses e Oficinas de Música ministrados por professores renomados como Neyde Thomas, Denise Sartori, Marília Vargas, Rodrigo Del Pozo, Maria Cristina Kiehr, Allan Hendrie e Josiane Dal Pozo.

Na carreira solo, participou da série Hausmusik, Ópera In Concert, Projeto Ópera Popular, Ópera Highlights. Participou ainda das produções das óperas Carmen, The Mikado, Trial by Juri, Choufleuri, La Boheme, La Didon, Orfeu Dolente e La finta Semplice. Atuou no coral da PUC-PR, sob-regência da maestrina Rosimere Paese, e no coro da Cameratta Antiqua de Curitiba na Temporada 2013 para os concertos das obras: Dixit Dominus de Haendel sob-regência do Maestro Juan Manuel Quintana. No programa Moderno - Contemporâneo sob-regência da Maestrina Mara Campos, foi solista da obra Festival Te Deum de Benjamin Britten.

Mas além dos ensaios, concertos, estudo e tudo o mais que envolve uma carreira solo, esta jovem ainda trabalha como professora de Canto no Conservatório Maestro Paulino em Ponta Grossa, ministra aulas particulares e leciona em Escolas de Música de Curitiba e região Metropolitana, atua como preparadora vocal em Corais e produção vocal em estúdios de gravação, e ainda, nos fins de semana, trabalha como cantora contratada para casamentos e eventos. 


JULCINARA A. RODRIGUES




Josepha de Freitas, representou THILDE
Foto oficial da ÓPERA SIDÉRIA em 1912

Mas na ÓPERA SIDÉRIA, quem era THILDE?

A ÓPERA SIDÉRIA é uma história de triângulos amorosos. Assim, quando Sidéria e Alceu se apaixonam, este último já era noivo. E esta noiva, que surge na obra à procura do amado desaparecido nas brumas das milícias do Cerco da Lapa, é THYLDE, uma jovem que se empenha em tentar salvá-lo e, nesta saga, torna-se amiga de Sidéria sem saber da paixão trágica que une o casal. 


Em 1912, o papel foi representado por Josepha de Freitas. 





Julcinara é uma cantora que todos deviam conhecer. A dedicação e o amor com que desenvolve sua carreira, merece todo o nosso reconhecimento. 

Leitor deste blog, você não vai perder a oportunidade de assistir ao solo desta talentosa cantora, não é? 
Esperamos por você!



JULCINARA A. RODRIGUES



Nenhum comentário:

Postar um comentário