AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

segunda-feira, 10 de março de 2014

DIRETO DAS COXIAS - ELI CORDEIRO




Hoje, DIRETO DAS COXIAS apresenta Eli Cordeiro, que participa da ÓPERA SIDÉRIA no naipe de tenores do Coral Sinfônico do Paraná.


Eli Cordeiro
 Tenor do Coral Sinfônico do Paraná - ÓPERA SIDÉRIA
  



Eli Cordeiro nasceu em Curitiba/PR, e sua ligação com o canto e a música foi precoce. 
Aos dez anos, fez sua primeira apresentação com o grupo vocal Clave de Lua, do qual participou de 1997 a 2002. A partir de 2003, passou a ter aulas de canto lírico com a renomada professora Neyde Thomas e, sob sua orientação, em 2003 estreou como tenor ao lado de Pepe do Valle na Ópera Ilustrada - Fausto - GOUNOD, Charles. Nos anos subsequentes, participou da Ópera - Cavalleria Rusticana - MASSENET, Jules, em 2003;Ópera - Carmen - BIZET, Georges, em 2003;Die Fledermaus – STRAUSS, Johann, em 2008;O Rapto do Serralho – MOZART, Amadeus, em 2008;VII encontro de cantores de Curitiba/(Walt Disney, em 2008;Recital, Cinderela - 'Bibidi-Bobidi-Bu' e 'O sonho é um desejo d'alma' em 2008.

Com seu sorriso tímido e uma voz muito bonita, entrou no naipe de tenores do Coral Sinfônico do Paraná/Coro Nova Philarmonia em 2004. Neste mesmo ano, participou dos concertos da Carmina Burana – ORFF, Carl e da gravação do filme “O Coro/Wener Schumann. Na sequência, cantou a Nona Sinfonia – BEETHOVEN, Ludwig (2005 a 2007), o concerto de Comemoração dos 20 anos do Coral Curumim, e ainda Carmen - Choeur Et Scene (Lê Voici) - BIZET, Georges, do Oratório Liverpool - MACCARTNEY, Paul (2008);“Incanto” - BOCELLI, Andréa (Turnê do cantor no Brasil) Arena HSBC/RJ e Parque da Independência/SP em 2009.


Eli Cordeiro
 Tenor do Coral Sinfônico do Paraná - ÓPERA SIDÉRIA
  

Mas quem o conhece de perto, sabe que as horas de lazer deste músico e bacharel em Administração de Empresas/UFPR são dedicadas à família, ou ao esporte.

 Eli gosta dos lugares tranquilos, de natureza exuberante. É apaixonado por caminhadas em trilhas. E quanto ao stress do dia a dia? Ah, esse ele deixa nas aulas de musculação!


Eli Cordeiro
 Tenor do Coral Sinfônico do Paraná - ÓPERA SIDÉRIA
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário