AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Curityba, fim do século XIX

Paulo José da Costa é livreiro e proprietário de um importante acervo de fotos antigas, algumas das quais comercializa em sua loja Fígaro Loja de Cultura, Sebo e Antiquário.

O colecionador, por vezes, publica fotos de suas preciosidades, em seu blog Paulo da Fígaro. Entre elas, um curioso MAPA DE CURITYBA, datado de 1894, ou seja, à época do Cerco da Lapa retratado na ÓPERA SIDÉRIA, acompanhado de UMA PEQUENA HISTÓRIA DESTE MAPA, que conta como a preciosidade foi descoberta, quando foi exposta e registrada, e os desígnios da obra.



Então, senhores leitores, conheçam como era Curityba, na época retratada pela ÓPERA SIDÉRIA:


Planta de Curitiba, em 1894






Nenhum comentário:

Postar um comentário