Um
compositor não “nasce pronto”.
Sempre existe uma obra, um pequeno sucesso, que
precede e anuncia o valor que está a surgir.
Por
isso, foi uma alegria encontrar, no CÍRCULO DE ESTUDOS BANDEIRANTES, em seu
elegante prédio na Rua XV de Novembro nr 1050, Curitiba/PR, um “PROGRAMMA” do
Sarau musical do GRÊMIO M. CARLOS GÔMES, recital realizado em 09 de maio de
1897, onde apresentado o PRELÚDIO de Augusto Stresser.
Mas
não é só.
Junto
em arquivo, há um texto de Roberto Sérgio Stresser, neto de Augusto Stresser,
que nos foi fornecido por cópia. São
informações muito curiosas sobre a vida cultural da Curitiba antiga, fins do
século XIX, e do ambiente musical que Augusto Stresser frequentou, e que lhe
deu a motivação para escrever a sonhada ÓPERA SIDÉRIA e, com ela, mudar o cenário
cultural de toda uma cidade. Transcrevo:
“PRELÚDIO”, de Augusto
Stresser.
Texto de Roberto Sérgio
Stresser, neto de Augusto Stresser
Na noite memorável de
domingo, do dia 09 de maio de 1.897, o Grêmio Musical Carlos Gomes preparou uma
festa de comemoração ao 4º aniversário de existência daquela importante
associação musical.
Convites foram
impressos e distribuídos a autoridades, imprensa, aficcionados de músicas
clássica e ao povo em geral.
O local de apresentação
era o antigo THEATRO HAUER, que até hoje vive, embora transformado em cinema e,
agora, casa de bingo Bristol, na rua Mateus Leme esquina com rua Treze de Maio.
THEATRO HAUER, em Curitiba/PR - 1913 |
Na época, o Teatro
Hauer e o Teatro São Teodoro (depois Guayra), na rua Dr. Muricy, eram os que
dispunham de maior capacidade de público presente.
O Teatro Hauer na
realidade visava abrigar e desenvolver outras funções além do teatro. Era
hotel-pensão quando os camarins estavam livres, dava banquetes políticos,
bailes quando algumas sociedades recreativas e culturais da cidade necessitavam
de lugares mais espaçosos.
Foi assim que o Grêmio
Musical Carlos Gomes requisitou as dependências do Teatro Hauer para realizar a
apresentação da festa comemorativa ao aniversário de sua instalação.
Não só saraus e
serestas enchiam os tempos vagos dos elementos da elite da época. A maioria dos
jovens talvez pudesse contentar bailando e namorando, porém os adultos e mais
maduros deviam procurar diversão na arte, poética e musical.
Assim foi, que o inteligente
compositor musical paranaense, Augusto Stresser, preparou uma composição
musical PRELÚDIO, que já no mês de fevereiro de 1.897, quatro meses antes da
apresentação, havia sido divulgada em notas pela imprensa da época.
Tratava-se de uma
composição musical livre, de caráter imaginativo e sugestivo, cuja criatividade
foi endereçada e dedicada à sua mãe, Izabel Pletz Stresser (mais conhecida como
“Luíza”), então com 67 anos de idade. Na ocasião, Stresser, com 25 anos de
idade já se revelava o notável musicista autodidata.
A impressão e edição de
PRELÚDIO fora realizada nas Oficinas da Casa Buschmann & Guimarães, no Rio
de Janeiro.
Finalmente, o grande
dia chegou. Constava que o desenrolar do concerto musical haveria um grande
baile.
O “Programa” do Sarau
do dia 09 de maio de 1897, estava pronto e assinado pelo Diretor do Grêmio
Musical Carlos Gomes, Sr. Gabriel Ribeiro. Dava-se destaque que haveria 2
partes no Programa: a Primeira Parte: de Herol, - Zanoa; de Bottcher, - “Hand in hand”, de Lully – “Bourgois
Gentilhome; de AUGUSTO STRESSER, - “PRELÚDIO”; de G. Lamothe 0 “Nuage d’Or”.
A Segunda Parte: de C.
Pedrotti – “Tutti in Maschera”; de Necke, - “Primeiro Amor”, de Haydn, “Serenata”;
de Waldteufel, - “Gaite”, e de Leccoq, “
Lençon de Chant”.
Todas estas adoráveis
composições executadas com inteiriça maestria foram freneticamente aplaudidas
pela platéia ilustrada e seleta presentes no antigo “Theatro Hauer”.
Na primeira parte houve
um momento em que o entusiasmo dos ouvintes atingiu a um grau de fogosa
ebulição: foi aquele em que o jovem maestro e compositor paranaense, Augusto
Stresser, subiu ao pedestal da regência para marcar o compasso, o andamento do
PRELÚDIO, sua esplêndida composição, que não é mais do que os trenós de uma
alma triste, elegíaca, deliciosamente estrelada de afeto puríssimo e de candura
sideral.
“O novel e esperançoso
compositor foi estrepitosa e merecidamente aclamado pelas sinceras ovações de
seus conterrâneos, sentiram em poucos minutos, agradáveis frêmitos de procela
no infinito de suas almas subjugadas então pelo mais flamante contentamento.”,
conforme comentários da imprensa da época.
Como a data festiva
estava programada para o dia 09 de maio de 1987, segundo domingo do referido
mês – atualmente “Dia das Mães”, coincidência ou não, Augusto Stresser já tinha
dedicado PRELÚDIO à sua progenitora, fazendo então verdadeira surpresa
agradável para sua mãe Izabel, que também estava presente, no transcorrer da
apresentação do concerto musical.
O então jovem maestro
Augusto Stresser, autor de PRELÚDIO, foi imensamente aplaudito.
Belos trechos formam a
composição musical, muita alma, há muito nervo em cada nota do PRELÚDIO.
Nos dias que se
seguiram da apresentação do concerto musical, os comentários à respeito do
PRELÚDIO de Augusto Stresser, eram os mais fervorosos.
Casal Stresser - Ernestina e Augusto, em 1896 |
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