AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

terça-feira, 11 de março de 2014

DIRETO DAS COXIAS: CÉLIA RIBEIRO



Ser produtora, não é fácil! Tem que aprender de diferentes áreas, um pouco de cada coisa e, sobretudo, como conhecimentos diferentes se harmonizam para concluir num espetáculo que é único. Sorriso tranquilo, sempre de bom humor, teve participação fundamental na produção da ÓPERA SIDÉRIA. 


Porque Célia Ribeiro, além de produtora, foi também a nossa melhor amiga!

 
Célia Ribeiro

Prá quem não a conhece, Célia Ribeiro nasceu em Santos/SP, mas veio morar em Curitiba/PR quando tinha apenas 2 anos, e daqui não saiu mais!

Desde cedo ficou evidente seu gosto pela arte. Com nove anos começou a estudar piano e com 15 começou cantar em corais. E foram vários! Célia participou do Coral de Curitiba, Coral da Copel, Coral do Colégio Estadual do Paraná, até que, em 1996, entrou para o Coral Sinfônico do Paraná, participando dos concertos e óperas pelo naipe das mezzo sopranos.

Célia Ribeiro, no coro das fúrias, ópera ORFEU E EURIDICE/Gluck - Teatro Guaíra 2007

Mas Célia é multidisciplinar. Formou-se Atriz no Colégio Estadual do Paraná e, desde então, seguiu carreira na dramaturgia e produção.


Como atriz, foi protagonista do curta-metragem “O Traste” que lhe rendeu três prêmios em festivais nacionais, e participou em diversos longas metragens. 


Célia Ribeiro



Com toda esta bagagem, no teatro, participou de inúmeras produções da Confraria Cênica, atuando como atriz e produtora.



Da experiência, passou à produção de filmes, programas de televisão e comerciais.



No início, trabalhou como assistente de produção em filmes de curta-metragem, mas logo se alçou Coordenadora de Produção.






 

Como tal, participou do longa metragem “Onde os Poetas Morrem Primeiro” (Chicago Latino Film Festival), e integrou a produção dos curta-metragem “Templo das Musas”, “Chichorro Sim, Cachorro não” e “Shabelewski”.

Em 2013 produziu e apresentou o Programa Ciência e Espiritualidade na CWB TV.



Célia Ribeiro, no longa metragem O CORO

Nenhum comentário:

Postar um comentário