AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Serenata da ÓPERA SIDÉRIA

Depois do estrondoso sucesso da ÓPERA SIDÉRIA, a ária mais popular da obra, a SERENATA, foi editada em redução para piano e tornou-se a coqueluche dos elegantes salões de música da Curitiba antiga.


No acervo virtual da Secretaria de Cultura, MUSEUS, encontra-se arquivada uma partitura desta época. Foi editada pela prestigiosa Casa de Instrumentos Hertel, então situada na Rua Riachuelo, com uma bela foto do Coro de Camponeses na capa.




CAPA da versão para piano, da SERENATA da ÓPERA SIDÉRIA - Edição Hertel

Partitura para piano da SERENATA da ÓPERA SIDÉRIA - Edição Hertel

Capa de fundo da partitura SERENATA, da ÓPERA SIDÉRIA, edição Hertel - arquivo MUSEUS da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário