AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MUSEU PARANAENSE guarda um cartão de época


No Museu Paranaense estão disponíveis para consulta digitalizada/on line, cerca de 18 mil exemplares de documentos históricos de acervo museológico e biblioteca. “O objetivo é que até o fim deste ano [2014] tenhamos 90% do acervo catalogado e disponível para consulta”, afirma Renato Carneiro, diretor do Museu Paranaense, como publicado no site da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

Entre os documentos digitalizados, está um bonito cartão de felicitações dos professores da Orquestra do Rio de Janeiro, aos colegas curitibanos, por ocasião da execução da ÓPERA SIDÉRIA.


Cartão de congratulações, capa. Arquivo do Museu Paranaense


Bilhete de congratulações em ÓPERA SIDÉRIA - Acervo do Museu Paranaense


Nas notas do arquivamento (detalhes), consta que o cartão foi assinado pelos componentes da orquestra. Possui um enfeite na capa, que está descolado. A peça foi doada pelo professor Ludonir Zbigniero Zubku em 22 de setembro de 1995.

Ficou curioso?
Então, encontre mais documentos históricos de pesquisa on line, no site da Secretaria de Cultura, clicando na aba "Museus".


Nenhum comentário:

Postar um comentário