Rubens Marques Farias disponibilizou on-line sua dissertação para a Universidade de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes CEART, Programa Pós Graduação em Música PPGMUS, datada de 2013, com título: Orquestra Sinfônica do Paraná - da Ópera Sidéria à Sagração da Primavera - Curitiba 1912 - 2012
Esta dissertação é um trabalho muito interessante, uma rara pesquisa sobre a criação e a atividade desenvolvida da Orquestra Sinfônica do Paraná.
E para quem gosta, conhece ou já assistiu à OSP, a leitura é ainda mais agradável, pois a pesquisa percorre um século de atividades, cobrindo repertórios de grandes obras, da presença de maestros renomados, solistas internacionais e espetáculos grandiosos.
E como tudo começou?
Ah, lá está: a ÓPERA SIDÉRIA!
Como consta no título, a dissertação traz, no segundo capítulo (fls. 35 a 39), todo o tópico numerado 2.3.1, dedicado à Augusto Stresser e sua Ópera Sidéria, que constam como autor e obra pioneiros na cultura paranaense.
Em sua extensa pesquisa, Rubens Marques Farias revela que a ÓPERA SIDÉRIA iniciou com o libreto de Jayme Ballão. Citando pesquisa de MENDONÇA, HLADCZUK, a fls. 35 de sua dissertação, consta que:
Ao comentar
sua aspiração em compor uma ópera genuinamente paranaense com seu primo Jayme
Ballão, este lhe apresentou um primeiro trabalho que era um texto de amor
poético formado de um único ato.
Este, ao ser musicado por Augusto Stresser, ganha um segundo
ato, tornando-se assim uma pequena ópera. Esta pequena ópera, quando pronta,
resultou em um problema, pois Curitiba, na década de 1900, não possuía profissionais
qualificados para a orquestração da ópera e desta maneira a obra ficou parada
por algum tempo. (MENDONÇA, HLADCZUK, 1992, p.20)
Jayme Ballão |
Mas, como sabemos, a ópera de Augusto Stresser foi, ao final, orquestrada pelo Maestro Kessler, que passou em temporada pela cidade com sua Companhia de Operetas Alemã Paderewisky.
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