AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Criação da Universidade do Paraná - UFPR, em 1912

Para se ter ideia do quanto a educação e a cultura eram importantes em Curitiba, na época em que Augusto Stresser criou sua ÓPERA SIDÉRIA, basta lembrar que o mesmo ano de 1912 também marca a criação da Universidade do Paraná - UFPR.

No site comemorativo dos 100 anos da UFPR, encontramos um histórico da criação da universidade, do qual destacamos:


  • "No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade do Paraná. Era uma época de progresso da economia paranaense, devido à abundante produção e ao próspero comércio da erva-mate. “O dia 19 de dezembro representou a emancipação política do Estado e deve também representar sua emancipação intelectual”, afirmou Victor Ferreira do Amaral."


UFPR em 1926
Fotografia divulgada no site 100 anos da UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário