AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Fotos de Curitiba Antiga - fachada do antigo Teatro Guayra

Para quem gosta de fotografias antigas, na rede de relacionamentos facebook há uma página muito interessante, a Curitiba Antiga Fotos de Antigamente

Lá encontrei uma linda foto da fachada do Teatro Guayra em 1915
Vale a pena conferir!



Já no blog de Curitiba Antiga (que por si só vale uma visita, a documentação fotográfica é excelente!), tem ainda uma bela foto da cidade de Curitiba em 1911, informando que se trata da: "Vista parcial da cidade de Curitiba, em 1911, tendo à direita o importante prédio onde funciona o Ginásio Paranaense e à esquerda, a 1º sede de Licêo de Curitiba, antiga demonicações do Colégio Estadual do Paraná. Fotógrafo não identificado, acervo Ernani Costa Straube.
Foto pertence ao Acervo do Centro de Documentação do CEP
Colégio Estadual do Paraná – Ensino Fundamental, Médio e Profissional – Imagem IOC(I)
"




Nenhum comentário:

Postar um comentário