AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DIRETO DAS COXIAS: GISELE REGINA MALLON, pianista










Gisele tem jeito de menina e um sorriso tranquilizador... é mesmo o sorriso de uma musicoterapeuta apaixonada pelo que faz. Ela diz:

Meu nome é Gisele, sou pianista e musicoterapeuta. Estudo música desde criancinha. Quando eu era criança eu gostava de ir pra dentro de mim e fazia isso tocando piano. Eu me tornei adulta e percebi que ser musicoterapeuta seria a expansão para todos à minha volta de uma possibilidade de se ver dentro si através da música. Além de pianista, sempre caminhei bastante. Caminho e canto e meus males espanto, dou longas caminhadas solfejando e respirando profundamente tudo de bom que a vida tem pra oferecer.

E gente, como a menina viajou! Estuda piano erudito desde os seis anos de idade, com professores em diversas cidades, em Curitiba, onde nasceu, em Brasília, no Distrito Federal, e até na Lapa - município histórico do Paraná onde aconteceu o triste confronto em que Augusto Stresser se inspirou para compor a Ópera Sidéria. De aluna passou a professora de piano, profissão que exerce até hoje.






A musicoterapia surgiu como graduação pela Faculdade de Artes do Paraná. Desde então, centrou seu trabalho no conhecer a si mesmo através dos sons, com técnicas de relaxamento profundo e interiorização através da música. 




Nesta área de atuação, sendo pianista e compositora, Gisele utiliza metodologia própria, desenvolvida ao longo de seus estudos, desde 1999. Em recitais terapêuticos (que inclui palestras), apresenta obras próprias e improvisação. Sua atuação tem sido bastante requisitada e bem recebida, e Gisele já realizou vários recitais, com músicas próprias no estilo terapêutico, no Teatro da Rosa Mística, no Teatro da Rosacruz, na sociedade gnóstica (com flauta e voz), no Solar do Rosário, na Liga dos Artistas Free (com voz e respiração).

Na ÓPERA SIDÉRIA, Gisele Regina Mallon é pianista correpetidora, e concertista. E se você, leitor, ficou curioso para ouvir o som de seu piano, acompanhe nossas postagens para conferir quais concertos serão na responsabilidade desta jovem tranquila e talentosa.

 Querem mais?
Uma "palhinha", talvez?
Então, confiram em: composição de Giselle Marion 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário