AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DIRETO DAS COXIAS!




Participar de óperas é sempre uma experiência intensa, e não é pela história, ou pela música, ou pelo espetáculo em si.
Ópera é um estilo de arte peculiar, porque significa a reunião, em um único trabalho, das grandes áreas de conhecimento em arte até o século XIX: a música, a literatura (representada pela história e pelo libreto), as artes plásticas (na cenografia e figurinos) e a dramaturgia. Ou, doutra forma, ópera era o cinema de quando ainda não existia essa tecnologia. E, na prática, é exatamente isso que acontece: são artistas de diferentes áreas que atuam em conjunto, um usufruindo da beleza do conhecimento do(s) outro(s), em um equilíbrio onde todos são importantes e todos são necessários.
Por isso, nas próximas semanas, nas postagens DIRETO DAS COXIAS!, iremos conhecer um pouquinho das pessoas que participarão deste projeto ÓPERA SIDÉRIA, nesta produção em ópera ilustrada, 2014. Um pessoal que vale a pena conhecer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário