AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DIRETO DAS COXIAS: Associação Coral Sinfônico do Paraná

A ÓPERA SIDÉRIA 2014 é um projeto da ASSOCIAÇÃO CORAL SINFÔNICO DO PARANÁ.

Por sua vez, a ACSP é a representação de um grupo de mais de seiscentas pessoas que, em alguma fase de suas vidas, cantaram nas produções em concertos e óperas do TEATRO GUAÍRA.


Porque esta, é uma longa história.


Na origem, o Teatro Guaíra possuía apenas o Ballet Teatro Guaíra como corpo estável. Em 1985 foi criada Orquestra Sinfônica do Paraná que estreou a 28 de maio. Com os dois corpos estáveis consolidados, faltava apenas regulamentar o Coro, que mesmo reunido informalmente, iniciou atuação “sine nomine” na ópera Fausto de Gounod (28/09/1985) e o Oratório de Natal de J. S. Bach (22/12/1985). A iniciativa e criação do coro deve-se ao maestro Frederico Gerling Jr. que na ocasião foi indicado como maestro titular do coro. Após a saída do maestro Gerling Jr. em 1986 o maestro Emanuel Martinez foi nomeado maestro titular do coro, permanecendo como tal até à data de hoje.
Em 30 de setembro de 1986 o coral estreou de forma oficial, criado pelo Teatro Guaíra com o nome de Coral Experimental do Paraná. Porém, como nunca foi regularizado como corpo estável, acordo com as mudanças de diretoria e governo, o coro teve sucessivas nomenclaturas; já foi chamado Coral Sinfônico do Paraná, Coral Teatro Guaíra, Coral Lírico, Coral Guaíra e por último, Coro Nova Philarmonia.
Em 2010, com interesse em apresentar projetos de iniciativa própria, o coro reativou a Associação Coral Sinfônico do Paraná (ACSP), na forma de pessoa jurídica, com objetivo cultural e sem fins lucrativos.

Desde sua fundação, o Coral Sinfônico do Paraná teve uma grande atuação e sempre ligada à programação oficial do Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica do Paraná, nas obras coral-sinfônicas e obras dramáticas (Ópera e Ballet). Teve como ponto alto a década de 90, mas viu a regressão das produções locais a partir dos anos 2000, por conta da escassez de recursos destinados ao Teatro Guaíra e conseqüentemente à cultura do Estado do Paraná.

Em 1996 o coro recebeu da Câmara Municipal de Curitiba o título de Voto de Louvor pela "passagem de seus 10 anos de existência e pela qualidade do trabalho" desenvolvido na cidade de Curitiba. 
Monteverdi - na Catedral Metropolitana de Curitiba

Com mais de 300 apresentações, em seu curriculum consta duas estréias sul-americanas: o Requiem de Andrew Lloyd WEBBER (1991) e o Liverpool Oratório de Paul MCCARTNEY (1993).  
 
Liverpool Oratório de Paul MCCARTNEY (1993)
Entre as obras sinfônicas de maior sucesso destacam-se a Sinfonia no. 9 de BEETHOVEN, Messiah de HAENDEL e Carmina Burana de Carl ORFF, esta última em 1992, considerada pela crítica local e nacional o "concerto do ano".
Alguns maestros de destaque nacional e internacional dirigiram o coro, entre eles, o maestro Heribert Breuer (Alemanha), Pierre Huwiller (Suíça), Alceo Bochino, Osvaldo Colarusso, Frederico Gerling Jr., Roberto Duarte, Aylton Escobar, Alessandro Sangiorgi e seu titular Emanuel Martinez. Entre os principais solistas destacam-se: Marta Herr (USA), Antonio Lotti, Ângela Barra, Carol McDavit (USA), Denise Sartori, Deborah Oliveira, Marcos Tadeu, Zuinglio Faustino, Paulo Mestre, Pepes do Vale, entre muitos outros. Em abril de 2009, o coro, acompanhou o tenor ANDREA BOCELLI na sua tournée brasileira em concertos no Rio de Janeiro e São Paulo.
Mozart, REQUIEM, na Catedral Metropolitana de Curitiba - 1987

Nos registros, desde sua fundação, consta que 633 cantores integraram o Coral Sinfônico do Paraná, em algum período de sua existência. Destes, houve quem seguiu carreira de magistério e como solistas, profissionais do canto lírico paranaense que obtiveram, com seu trabalho, destaque nacional e internacional.

E caso queira conhecer mais, acesse CORAL SINFÔNICO DO PARANÁ


Nenhum comentário:

Postar um comentário