Por sua vez, a ACSP é a representação de um grupo de mais de seiscentas pessoas que, em alguma fase de suas vidas, cantaram nas produções em concertos e óperas do TEATRO GUAÍRA.
Porque esta, é uma longa história.
Na origem, o Teatro Guaíra possuía apenas o Ballet Teatro Guaíra como corpo estável. Em 1985 foi criada Orquestra Sinfônica do Paraná que estreou a 28 de maio. Com os dois corpos estáveis consolidados, faltava apenas regulamentar o Coro, que mesmo reunido informalmente, iniciou atuação “sine nomine” na ópera Fausto de Gounod (28/09/1985) e o Oratório de Natal de J. S. Bach (22/12/1985). A iniciativa e criação do coro deve-se ao maestro Frederico Gerling Jr. que na ocasião foi indicado como maestro titular do coro. Após a saída do maestro Gerling Jr. em 1986 o maestro Emanuel Martinez foi nomeado maestro titular do coro, permanecendo como tal até à data de hoje.
Em 30 de setembro de 1986 o coral estreou de forma oficial, criado pelo Teatro
Guaíra com o nome de Coral Experimental do Paraná. Porém, como nunca foi regularizado como corpo estável,
acordo com as mudanças de diretoria e governo, o coro teve sucessivas
nomenclaturas; já foi chamado Coral Sinfônico do Paraná, Coral Teatro
Guaíra, Coral Lírico, Coral Guaíra e por último, Coro Nova Philarmonia.
Em 2010, com interesse em apresentar projetos de iniciativa própria, o coro reativou a Associação Coral Sinfônico do Paraná
(ACSP), na forma de pessoa jurídica, com objetivo cultural e sem fins lucrativos.
Desde
sua fundação, o Coral Sinfônico do Paraná teve uma grande atuação e
sempre ligada à programação oficial do Teatro Guaíra e da
Orquestra Sinfônica do Paraná, nas obras coral-sinfônicas e obras
dramáticas (Ópera e Ballet). Teve como ponto alto a década
de 90, mas viu a regressão das produções locais a
partir dos anos 2000, por conta da escassez de
recursos destinados ao Teatro Guaíra e conseqüentemente à cultura do
Estado do Paraná.
Em 1996 o coro recebeu da Câmara Municipal de Curitiba o título de Voto de Louvor pela "passagem de seus 10 anos de existência e pela qualidade do trabalho" desenvolvido na cidade de Curitiba.
Monteverdi - na Catedral Metropolitana de Curitiba |
Com mais de 300 apresentações, em
seu curriculum consta duas estréias sul-americanas: o Requiem de
Andrew Lloyd WEBBER (1991) e o Liverpool Oratório de Paul MCCARTNEY
(1993).
Entre
as obras sinfônicas de maior sucesso destacam-se a Sinfonia no. 9 de
BEETHOVEN, Messiah de HAENDEL e Carmina Burana de Carl ORFF, esta última
em 1992, considerada pela crítica local e nacional o "concerto do ano".
Alguns
maestros de destaque nacional e internacional dirigiram o coro, entre eles, o maestro Heribert Breuer (Alemanha), Pierre
Huwiller (Suíça), Alceo Bochino, Osvaldo Colarusso, Frederico Gerling
Jr., Roberto Duarte, Aylton Escobar, Alessandro Sangiorgi e seu titular
Emanuel Martinez. Entre
os principais solistas destacam-se: Marta Herr (USA), Antonio Lotti,
Ângela Barra, Carol McDavit (USA), Denise Sartori, Deborah Oliveira,
Marcos Tadeu, Zuinglio Faustino, Paulo Mestre, Pepes do Vale, entre
muitos outros. Em
abril de 2009, o coro, acompanhou o tenor ANDREA BOCELLI na sua tournée
brasileira em concertos no Rio de Janeiro e São Paulo.
Mozart, REQUIEM, na Catedral Metropolitana de Curitiba - 1987 |
Nos registros, desde sua fundação, consta que
633 cantores integraram o Coral Sinfônico do
Paraná, em algum período de sua existência. Destes, houve quem seguiu carreira de magistério e como solistas, profissionais do canto lírico paranaense que obtiveram, com seu trabalho, destaque nacional e internacional.
E caso queira conhecer mais, acesse CORAL SINFÔNICO DO PARANÁ
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