Paulo José da Costa - o historiador Paulo da Fígaro -, fez um registro de vídeo da parte final da ÓPERA SIDÉRIA (apresentação de 11 de abril de 2014), onde Cristhyan Segala - no papel de JUVENAL -, com coro masculino, canta a famosa SERENATA, que editada pela Casas Hertel, virou verdadeira coqueluche nos salões de música da Curitiba da época.
Confira no próximo post!
AUGUSTO STRESSER
ÓPERA SIDÉRIA
A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.
Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.
A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.
segunda-feira, 14 de abril de 2014
SERENATA DA ÓPERA SIDÉRIA - VÍDEO DE PAULO JOSÉ DA COSTA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário