AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DIRETO DAS COXIAS: SIDNEY GOMES


DIRETO DAS COXIAS traz hoje SIDNEY GOMES, que representa ALCEU na ÓPERA SIDÉRIA.


Sydnei Gomes

Sidney Iniciou seus estudos musicais no Movimento Coral UCB da Universidade Católica de Brasília, em 2003, sob a coordenação do Maestro José Luís da Silva, com quem estudou violão erudito, flauta doce e teoria musical. Cursou violão erudito pela Universidade de Brasília - UnB com Eustáquio Grillo e canto erudito pelo CEP/EMB (Centro de Especialização/Escola de Música de Brasília) com Francisco Frias.




Sua estréia na ópera foi no papel de Gherardo, personagem de Gianni Schicchi, no Centro Cultural Banco do Brasil, sob a regência de Silvio Barbato.  No Brasil, cantou as óperas Cosí Fan Tutte, Albert Herring, A Flauta Mágica, Il Campanello di Notte. Agora apresenta a ÓPERA SIDÉRIA (Augusto Stresser), no papel de ALCEU, personagem que em 1912 foi interpretado por Jorge Wucherpfernning.


Jorge Wucherpfernning
"Alceu" na montagem da ÓPERA SIDÉRIA
1912
























Como solista, Sidney participou de diversas montagens, destacando-se o poema sinfônico “Estatutos do Homem”, de Cláudio Santoro, com a Orquestra Filarmônica de Brasília, sob regência do Maestro Emílio de César; Magnificat, de J.S.Bach, com a orquestra de cordas do CEP/EMB, sob regência do Maestro Joaquim França e Missa nº 01, de F.Schubert, Stabat Mater, de J.Haydn e Johannes-Passion, de J.S.Bach, com a Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência dos maestros Jayme Guimarães e Luís Otávio Santos. 



Alceu e Sidéria (com Josiane DalPozzo e Sidney Gomes)
Ensaio da ÓPERA SIDÉRIA, março de 2014


Alceu acorrentado (com Sidney Gomes)
Ensaio da ÓPERA SIDÉRIA - março de 2014



Ensaio da ÓPERA SIDÉRIA - março de 2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário