AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

EROTISMO EM 1910

O que acontecia no mundo, na década em que foi criada a Ópera Sidéria?

Pura curiosidade, vale conferir um fragmento de filme dinarmaquês (publicado no You Tube), e considerada a dança (filmada) mais erótica da época:






No Blog http://www.ideafixa.com/uma-danca-erotica-de-1910/, informa que o nome da atriz é Asta Nielsen
O filme "Afgrunden" conta a história de uma jovem que deixa o noivo por um artista de circo. Mas ela não consegue impedi-lo de flertar com outras beldades - apesar de fazer a dança mais erótica dos primórdios do cinema. O primeiro filme do diretor dinamarquês Urban Gad se tornou um sucesso em todo o mundo e fez de Asta Nielsen uma estrela muito além das fronteiras da Dinamarca.







Nenhum comentário:

Postar um comentário