AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Em 07 de junho de 2011, RONALD SANSON STRESSER JUNIOR publicou no Youtub um documentário da Ópera Sidéria.
Confiram!
(http://www.youtube.com/watch?v=GkkypJHySHg)







Texto original:
Enviado em 07/06/2011
Documentário sobre a vida do Maestro Augusto Stresser, compositor da Ópera Sidéria,de 1912.
A 1ª, e até hoje a única, ópera paranaense.

Segundo depoimento da minha pima Beatiz o documentário foi produzido, editado e filmado originalmente em Super-8, pelo meu tio Milton G. Stresser, narrado por Tonio Luna e musicado por Cláudio Stresser (que executa no piano a fantasia Prelúdio, de autoria de Augusto Stresser em homenagem ao cinquentenário do Paraná).

O filme, posteriormente foi transcrito do original para vídeo pelo filmmaker paranaense Harry Luhm.

Na trilha sonora também podemos ouvir um trecho original da Ópera Sidéria. De autoria do meu bisavô Augusto. Que estreou no antigo Theatro Guayra em 3 de maio de 1912.

Nesta versão publicada aqui reuni 3 cortes postados anteriormente pelo meu primo Lauro, aqui mesmo no YouTube.

O material disponibilizado na produção é do acervo da família Stresser e todos os direitos de reprodução deste audiovisual são reservados aos meus primos Lauro e Beatriz Stresser, sendo vedado seu uso para fins comerciais sem a devida autorização.

Mais informações sobre o maestro Augusto Stresser e sua Ópera Sidéria em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_...


Nenhum comentário:

Postar um comentário