AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

domingo, 22 de setembro de 2013

ÓPERA SIDÉRIA - figurino no coro, em 1912

Foto de um integrante do coro da Ópera Sidéria (1912(, figurino de lavrador.

Na primeira montagem da ÓPERA SIDÉRIA, em 1912, foi reunido um grande coro de 50 vozes, formado pelos cantores dos diversos corais das igrejas locais. Entretanto, conta-se que não havia recursos suficientes para confeccionar o figurino de todos os participantes do coro. Assim, coube a cada coralista, a tarefa de confeccionar seu próprio traje cenográfico. Na fotografia, vê-se um integrante do coro masculino, representando um lavrador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário