AUGUSTO STRESSER

AUGUSTO STRESSER

ÓPERA SIDÉRIA


A ópera SIDÉRIA fez estreia em 03 de maio de 1912, no Teatro Guayra (prédio antigo, hoje Biblioteca Pública do Paraná), na cidade de Curitiba/PR.

Obra de Augusto Stresser, foi originariamente escrita em 1909 em dois atos, em partitura para piano e vozes. Posteriormente, recebeu acréscimo de um terceiro ato e orquestração de Léo Kessler, adquirindo a forma final como foi apresentada a partir de 1912.

A ópera tem como pano de fundo a Revolução Federalista, que as cidades de Curitiba e Lapa haviam vivenciado poucos anos antes, com dramaticidade, no confronto conhecido como Cerco da Lapa. Por sua vez, o libreto conta a história de um amor romântico e trágico, no triângulo amoroso entre a jovem Sidéria, o idealista Alceu e o apaixonado Juvenal.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

DIRETO DAS COXIAS: SÉRGIO SPINATO



Sim, os homens românticos EXISTEM! 
Imagine... bebericar um espumante, passeando pela areia das praias de Copacabana
Gostou?
Então conheça um pouco mais de SÉRGIO SPINATO, esse tenor de sorriso largo e presença cativante, dono de um olhar que faz lembrar os filmes de época e as canções inesquecíveis.








Sérgio é uma pessoa que gosta de pessoas.

Formado em Administração pela Uniandrade e em Psicologia pela Tuiuti, trabalha como diretor da NSP Desenvolvimento Ltda e como professor em cursos de pós graduação, já apresentou seus métodos de trabalho em mais de trinta congressos, percorrendo o país.







Mas não é só.
Sérgio também tem uma intensa atividade em música.




Desde 1992 participa do Coral Sinfônico do Paraná, atuando em mais de vinte montagens de óperas famosas  como Carmem (Bizet), Aída (Verdi), Rigoletto (Verdi), Barbeiro de Sevilha (Rossini), e concertos do porte da Nona Sinfonia de Beethoven e Carmina Burana (C. Orff). Em 2009 acompanhou a tournê Incanto, com Andrea Bocelli (SP e RJ). Fez parte do Coro de Câmera do Coral Novaphilarmonia que apresentou as ÓPERAS ILUSTRADAS na direção de Neyde Thomas e Rio Novello.





Atualmente cursa o Projeto Broadway, onde participou dos espetáculos “Uma Noite na Broadway”, “Como Tudo Começou”, e já está no elenco da próxima obra (que vai aos palcos em dezembro/2015, estão todos convidados) “Big Broadway Brasil”.

E não é esse seu único desafio. 

SÉRGIO SPINATO participa, neste final de novembro, das duas óperas em que o Coral Sinfônico participa no 1º Festival de Ópera do Paraná, a OPERETA MARUMBY (20 de Nov/2015) e ÓPERA SIDÉRIA (22 de Nov/2015). 


E quem pode esquecer que tanto o personagem JUVENAL, apaixonado por SIDÉRIA, é um gaúcho assim como nosso SÉRGIO SPINATO? 
Quem sabe, faremos um bom churrasco para comemorar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário